Apresentação
I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia, cuja temática trata da relação entre Memória, Cultura e Linguagem, é consequência da mobilização acadêmica de professores do Campus Universitário do Tocantins interessados em discutir a problemática racial na região. O evento é uma continuação imediata das mobilizações ocorridas em torno das Semanas da Consciência Negra realizadas no Campus de Cametá desde 2009, cuja 3ª edição ocorrerá paralela ao I Seminário Internacional. Os dois eventos se encontram como uma experiência de partilha de saberes entre o mundo acadêmico e as comunidades, grupos culturais ou qualquer pessoa interessada no debate sobre identidade negra, cultura afro-brasileira, combate ao racismo, ação afirmativa e outros temas sobre a presença e influência negra na Amazônia. A região em torno do rio Tocantins consiste em um espaço privilegiado para o debate promovido pelos dois eventos justamente por constituir um importante núcleo de aglutinação de várias experiências histórico-culturais afro-brasileiras. São diversas as comunidades quilombolas inseridas na região (a exemplo de Mola, Tomásia, Laguinho, Porto Alegre, Porto Seguro, Itapocu, Bom Fim e Boa Esperança, no município de Cametá; Icatu e Putiri, no município de Mocajuba; Umarizal, Igarapé Preto e Bailique, no município de Baião). Além disso, os elementos culturais que integram o acervo identitário dos moradores também refletem a importância da presença negra no lugar. Samba de Cacete, Bangüê, Bambaê, Marrierrê-Arrá e capoeira são apenas alguns dos elementos constituidores dos saberes e práticas da geografia cultural tocantina. Nesse sentido, o I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia e a III Semana da Consciência Negra visam promover um diálogo horizontal entre as diversas experiências culturais e o mundo acadêmico, inspirando novos estudos sobre o negro na região e orientando a comunidade para uma participação maior no espaço acadêmico da Universidade Federal do Pará.
O Campus Universitário do Tocantins/Cametá, como instrumento de formação acadêmica na Região Tocantina, tem ao longo de vinte dois anos realizado Encontros de Estudantes visando socializar as atividades acadêmicas de seus discentes e docentes, o que vem se constituindo em uma tradição. A Faculdade de História além de já ter realizado quatro encontros de História, uma I Semana Internacional de História, duas Semanas da Consciência Negra e a I Semana de África, agora está propondo realizar simultaneamente dois eventos: I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia: Memória, Cultura e Linguagem & III Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá, no período de 16 a 19 de novembro de 2011. Trata-se de eventos de caráter interdisciplinar de extensão acadêmica, que congregarão a participação de grupos de cultura afro-brasileira e Associações de Remanescentes de Quilombolas da região, pesquisadores, alunos e professores, tendo como objetivo discutir a historiografia do negro na Amazônia e compartilhar experiências de pesquisa no sentido de promover debates interdisciplinares entre estudantes e professores de ensino fundamental, médio e universitário, dos cursos regulares e PARFOR, sobre temas relacionados ao processo histórico social da população negro-africana e da cultura afro-brasileira segundo propostas de abordagens historiográficas recentes no Brasil e no exterior. Na programação dos referidos eventos constam palestras, mesas-redondas, conferências, mini-cursos, oficinas e grupos de trabalho temáticos.
Sejam todos bem vindos!
Profª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Prof. Luiz Augusto Pinheiro Leal
OBJETIVO GERAL DOS EVENTOS:
Discutir a historiografia do negro na Amazônia e compartilhar experiências de pesquisa no sentido de promover debates interdisciplinares entre estudantes e professores de ensino fundamental, médio e universitário, dos cursos regulares e PARFOR, sobre temas relacionados ao processo histórico social da civilização negro-africana e da cultura afro-brasileira segundo propostas de abordagens historiográficas recentes.
PÚBLICO ALVO:
Devido seu caráter interdisciplinar e de extensão, o I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia e a III Semana da Consciência Negra estão voltados para toda a comunidade acadêmica, especialmente para os cursos de História, Letras e Pedagogia (professores, alunos, pesquisadores); para os membros de grupos culturais afro-brasileiros; comunidades quilombolas e a população em geral.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário