quinta-feira, 6 de setembro de 2012

I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA / IV SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Campus Universitário de Cametá





O Campus Universitário do Tocantins/UFPA - Cametá, instrumento de formação acadêmica na Região Tocantina, que vem sediando vários eventos internacionais, nacionais e regionais visando socializar as atividades acadêmicas de seus discentes e docentes. Em 2011, a III Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins aconteceu paralelamente ao I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia: Memória, Cultura e Linguagem. Enquanto a IV Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins - CULTURA, IDENTIDADE E TRABALHO que ocorrerá no período de 20 a 23 de novembro de 2012, simultânea, também, ao I Seminário de História e Educação Afro Brasileira e Indígena. Trata-se de eventos de caráter interdisciplinar de extensão acadêmica, que sempre contaram com a participação de grupos de cultura Afro-brasileira, Riberinhos, Associações de Remanescentes de Quilombolas da região do Tocantins, pesquisadores, alunos e professores, que tiveram como propósito não só discutir a historiografia do negro, além de questões educacionais e culturais da região Amazônica, mas, compartilhar experiências de pesquisa no sentido de promover debates interdisciplinares entre estudantes e professores de ensino fundamental, médio e universitário sobre temas relacionados ao processo histórico social da população negro-africana e da cultura afro-brasileira. Desta forma, O I Seminário de História e Educação Afro Brasileira e Indígena & a IV Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins - Cultura, Identidade e Trabalho, também, visam discutir a História Indígena na Amazônia, com foco na lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade das questões afro-brasileira e indígenas nas escolas públicas e particulares. Seguindo a programação dos referidos eventos deverão ocorrer conferencias, mesas redondas, mini-cursos, Oficinas e grupos de trabalhos abertos ao público. Destaca-se que enquanto a maioria das atividades será de responsabilidade docente, as oficinas estarão sob os cuidados dos discentes interessados em apresentar oficinas temáticas para a formação complementar de professores e alunos das redes de ensino, pública e particular, selecionadas previamente como espaço de atividade das diferentes experiências. Da mesma forma, os membros de grupos culturais afro-brasileiros e indígenas, também, terão a oportunidade de realizar oficinas voltadas para sua experiência, apesar de necessariamente articuladas com a formação dos novos educadores.

Informações: consciencianegra.cameta@gmail.com

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