quinta-feira, 22 de maio de 2014
III SEMANA DA ÁFRICA EM CAMETÁ - HISTÓRICO
– Apresentação –
A Semana da África consiste em um evento que visa discutir a importância daquele continente, especialmente a partir da diáspora, para a formação da história e da cultura brasileira. Possui respaldo formal na lei 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro brasileira, africana e indígena nas redes de ensino do país, e está integrada ao processo de formação acadêmica, em história, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. A primeira versão do evento, realizada em 2011, teve o objetivo estabelecer uma relação entre o conteúdo de formação das disciplinas de História da África pré-colonial e História da África contemporânea, do curso de história, com a comunidade acadêmica em geral. Na ocasião a programação consistiu na exibição de filmes africanos e realização de mesa-redonda acerca do ensino de História da África.
Na segunda versão, em 2013, a programação articulou os saberes dos discentes que já haviam terminado as duas disciplinas de história da África, do curso de história, com a necessidade de formação docente da rede municipal de ensino. Além das mesas-redondas e filmes sobre a África, foram realizadas oficinas de formação, para docentes e discentes, em algumas escolas do município e no próprio Campus universitário.
Entre os dias 4 e 6 de junho, estaremos realizando a III Semana da África no Campus de Cametá. Com o tema História, ensino e identidade, o evento visa trazer à tona discussões a respeito do continente africano em relação à sua história, o ensino de suas temáticas e a sua contribuição para a formação da identidade brasileira. A programação se constituirá de conferências, minicurso, mostra de filme e oficinas temáticas para docentes, discentes e a comunidade em geral. Além disso, será realizada, pela primeira vez, o GT de História da África com a intenção de discutir pesquisa e ensino de história da África a partir da Faculdade de História da UFPA/Cametá.
O homenageado da III Semana da África será o sul africano Nelson Mandela, recentemente falecido. A escolha se deu devido à atualidade do temas que permeiam sua história, especialmente no que diz respeito ao combate a intolerância e ao racismo.
O evento será divido em dois momentos. No primeiro, entre 19 e 30 de maio, ocorrerão oficinas de história da África nas escolas da rede de ensino Cametaense. No segundo momento, entre 4 e 6 de junho, como parte da programação do evento, os ministrantes das oficinas apresentarão comunicações no GT de História da África.
A programação, que segue abaixo, consiste em conferências, oficinas, minicurso, mostra de filmes africanos e apresentações culturais.
Sejam bem vind@s!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário