quarta-feira, 29 de maio de 2019

GHISCAM e o dia da África de maio de 2019


O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana mas a celebração da data manteve-se.
Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
In https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-africa/
Nosso grupo de pesquisa tem, entre suas linhas, a temática do Ensino e pesquisa sobre História da África.
Véspera da comemoração deste ano, tivemos o prazer de defender o primeiro trabalho de pesquisa, em nível de mestrado, sobre o tema. A profa. Janice Rodrigues, sob minha orientação, defendeu a dissertação ENTRE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES- O LIVRO DIDÁTICO E NACIONALISMO NA ANGOLA INDEPENDENTE (1975-1980), com brilhantismo.
O trabalho foi bastante elogiado pela banca, pela qualidade e pela originalidade.
Escrever sobre África, a partir da Amazônia, é um desafio que temos semeado na graduação e alcançou o mestrado. Desejo que siga para o doutorado em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário