quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A FORMAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PELO PARFOR, NO CURSO DE HISTÓRIA: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá/PA


DISCENTE: LENISE MENDES RODRIGUES
DATA: 27/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma vitual google meet

RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professoras, através do curso de História da Universidade Federal do Pará, contempladas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, tendo como foco de observação os estudos sobre as relações étnico-raciais aplicadas à análise do currículo do curso e às práticas sociais e escolares de docentes egressas do Campus de Universitário de Cametá/PA. Pois, o curso de história do PARFOR ofertou no desenho curricular uma disciplina de História da África. E por conta disso a intenção deste trabalho foi procurar saber através de levantamento de dados se o curso atende as questões étnico-raciais de acordo com as exigências da lei 11.645/08 que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica e no ensino superior. Porque, o ano de implementação do PARFOR em Cametá coincidiu com a criação da Faculdade de História no Campus Universitário daquele município. Contudo, o desenho curricular de base para o curso de história não seguiu as diretrizes da recém-criada Faculdade, mas as de Belém. E por esse motivo o curso ofertou apenas essa disciplina na parte final do curso. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo com análise documental do projeto pedagógico do curso que foram analisados o desenho curricular e a história oral com a entrevista das professoras egressas do curso. Se essa única disciplina despertou a prática das relações étnico-raciais no retorno de suas comunidades escolares. No entanto, o resultado da pesquisa nos mostrou que curso de história ainda não atende a legislação e por esse motivo que as discussões não são abrangentes no currículo. Mas, mesmo assim essa única disciplina fez a diferença na formação das professoras que despertou o interesse da produção de trabalhos de conclusão de curso em torno da temática, como também modificou a prática pedagógica levando outro conhecimento sobre a história do continente africano e do negro no Brasil. Em busca de um ensino democrático, no reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2425811 - LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA

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